Navegando e trabalhando em Home Office






Claudemir_Araguaína_Trabalhando em  Home Office



Muito bem elaborado O Curso: “Jornada Formativa”, assim, como qualquer jornada que se preze, trilhamos vários caminhos, quer dizer, navegamos em metodologias inovadoras (metodologias ativas: rotação por estações, Aprendizagem Baseada em problemas, ensino híbrido etc.). A princípio , quando comecei a caminhar nessa jornada, senti que talvez a formação não atenderia meus anseios de aprender e ter novidades que eu pudesse aplicar de forma efetiva em meu trabalho e na minha vida. Caminhando um pouco me vi inspirado pelo “Mapa de Influência”, tarefa simples no que tange a parte tecnológica, mais que  fez relembrar outras caminhadas percorridas durante meu trabalho como formador, parti para novos horizontes e me deparei com “lugares formidáveis”, imaginando como o passado e o presente se associam tão bem.
Em outro momento refleti sobre “o tempo do professor”, como o mesmo poderia trabalhar com atividades tais como: “Mão na Massa”, BNCC, “tipos de avaliação”, questionários, etc.
Caminhando ainda um pouco mais, nos foi apresentado literalmente o “G Suite, alguns eu conhecia e já usava no dia a dia, outros, foram novidades (Jamboard, Meet, etc).
Para finalizar cito a frase do escritor francês, Marcel Proust, que diz: “ A verdadeira jornada de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhares” .
E é nesse novo olhar que parabenizo todos, organizadores e cursistas pelos esforços em trilhar ativamente essas novas metodologias.














Comentários

  1. Muito bem Claudemir, a sua reflexão foi bem interessante. Gostei da parte que fala da BNCC.

    ResponderExcluir
  2. Claudemir, quando falamos de tecnologias para a sala de aula, percebemos o quanto não cabe mais a justificativa de muitos profissionais de insistir de ficar de costas para o aluno escrevendo no quadro. Fazer essa reflexão sobre o atual cenário educacional e como você poderia ter feito muito mais se tivesse essas tecnologias de hoje disponíveis é muito interessante. E esse será nosso desafio enquanto formador, mostrar como diz a atividade "mão na massa", que sim, é possível ir por outros caminhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse momento de "Pandemia", "Home Office" leva a essa reflexão. Valeu

      Excluir
  3. Claudemir, gostei muito do seu caminhar. Interessante como já associa o que aprendeu com a prática e acredito eu, ser realmente esse o objetivo do curso. Parabéns!Um abraço Rita de Cássia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog